Perguntas frequentes sobre treinamento em redação científica (modalidade individual)

1) Quanto tempo leva para eu adquirir autonomia, pesquisar artigos e redigir minha tese?
O acompanhamento em redação científica pode ajudar nos seus estudos de diversas maneiras. Alguns estudantes são capazes de relacionar a Ideia central (Problema central) e o Objetivo do estudo com a Revisão da literatura, por exemplo, depois de seis ou oito horas de trabalho. Outros, no entanto, demoram mais. O tempo para assimilar conhecimento é diferente para cada um. Independente do tempo, a autonomia adquirida proporciona domínio de saberes e garantia de redação do próprio estudo. Depende da força interior, vontade e persistência de cada um.

2) O acompanhamento consiste na aplicação de um método infalível para todas as pessoas?
Não. As pessoas são diferentes e as dificuldades também. Não se trata de aplicação genérica, mas de acompanhamento e de desenvolvimento em contextos específicos. Vale lembrar que não existe "receita" para redigir trabalho científico.

3) Meu desempenho em redação científica vai melhorar?
Sim. Em poucas semanas adquire-se muitas habilidades. Artigos científicos e outros documentos serão planejados e escritos facilmente.

4) Como funciona o acompanhamento (atendimento individual)?
Os acompanhamentos funcionam na forma de programas personalizados. O programa inicial é de 12 encontros com intervalos de uma semana entre eles. Cada encontro tem duração de três ou quatro horas-aula consecutivas (60 minutos cada hora-aula) e o período é de três meses, contudo, o prazo máximo de um programa de 12 encontros não pode ultrapassar quatro meses (do início ao fim). Ao término de um programa de 12 encontros, ele pode ser renovado. O propósito em cada programa é de solucionar e superar as dificuldades. O pesquisador que conquista autonomia, aprofunda conhecimentos e descobre outros saberes.

5) Vocês fazem monografias?
Não. Acompanhamos e apoiamos o estudante e o pesquisador. Por meio de técnicas, estimulamos o progresso de cada um deles nos estudos para que possam desenvolver monografia, dissertação, tese ou artigo científico.

6) Como faço para marcar horário para acompanhamento personalizado (atendimento individual)? 
Você pode entrar em contato por telefone ou pelo site no link http://www.redacaocientifica.com/contato. Logo que sua solicitação for recebida, retornaremos o contato.

7) Terei ajuda para a apresentação oral do estudo? 
Sim. Desde a criação dos eslaides até o treinamento para a apresentação oral.

8) Vocês acompanham a redação da monografia quando o trabalho é feito em grupo? 
Sim, por uma profissional especializada. O acompanhamento pode ser individual ou em grupo, conforme foi explicado na quarta questão.

9) Tenho poucos dias para entregar minha dissertação de mestrado. Falta muito para terminar. A universidade não quer adiar a data de entrega. Você atende emergências? 
Sim. Como não há mais a possibilidade de administrar o tempo e agendar tranquilamente os horários, os atendimentos emergenciais buscam satisfazer as necessidades na medida do possível.

10) O acompanhamento e a revisão da monografia, dissertação, tese e artigo são eficazes? 
Sim. Os resultados são satisfatórios e rápidos. O acompanhamento e a revisão estão disponíveis para todos os pesquisadores dos cursos de graduação e de pós-graduação.

11) Estou fora da cidade de São Paulo. Vocês acompanham a redação de minha tese pelo Skype? 
Desde que o pesquisador também tenha contatos presenciais.
O Centro de Treinamento não se responsabiliza pelo pagamento de hospedagem, alimentação, transporte ou qualquer outra despesa assumida pelo pesquisador de outra cidade ou estado que venha a São Paulo.

12) Como pago as horas de acompanhamento? 
O pagamento é antecipado: em dinheiro, cheque ou cartão (débito ou crédito).

13) Quantas vezes posso faltar durante um programa de atendimento individual? Há reposições de aulas? Posso faltar ou adiar os dias agendados, pois venho de outro estado e tenho vários compromissos? 
Atendemos pesquisadores de diversos estados, entretanto, NÃO REPOMOS AULAS. A não presença do pesquisador no horário agendado é considerada como falta, ainda que o pesquisador avise com muita antecedência. Não repomos aulas porque a estrutura, horário, tempo do professor, entre outros, ficaram à disposição do pesquisador nos dias e horários previamente agendados. Em outras palavras, cada pesquisador tem o seu horário, o que não permite que um pesquisador seja atendido no horário de outro. Um exemplo: se os pesquisadores adiassem seus horários por diferentes motivos e tivéssemos que repor as aulas nas quais eles não compareceram, não seria possível incluirmos novos pesquisadores, porque os horários estariam sempre lotados apenas com reposições. Assim, o programa se estenderia indefinidamente, sem um prazo determinado.

14) Qual é a quantidade ideal de horas de acompanhamento por semana? 
Diversas variáveis interferem na quantidade de horas necessárias por semana. Alguns estudantes e pesquisadores têm prazo de um, dois ou mais anos para a realização do estudo, enquanto para outros restam poucos meses. Em nossos programas, atendemos uma vez por semana, como consta na pergunta 4.

15) Meu trabalho tem mais ou menos 100 páginas e está praticamente pronto, mas falta escrever mais um pouco na parte da introdução, redigir a conclusão, formatar, colocar nas normas e digitar um pouco. Você faz isso? 
Não. As atividades que desenvolvemos são de coaching, atendimento individual, avaliação do estudo e de revisão do texto científico junto com o estudante ou pesquisador. Se desejar agendar horário, entre em contato.

16) Estou terminando de escrever minha dissertação e gostaria de saber se vc faz formatação de tabelas, gráficos etc.
Não trabalhamos com formatação nem preparamos o estudo de acordo com as normas. No site constam as atividades que desenvolvemos. Durante a atividade de acompanhamento em atendimentos individuais com os estudantes e pesquisadores ou ainda durante a revisão do estudo junto com o pesquisador, a formatação e a normalização são desenvolvidas naturalmente porque se trata de atividade simplista e secundária, apesar de não parecer. No blogue oferecemos grátis, arquivos dos elementos pré-textuais que só precisam ser preenchidos. Eles auxiliam muito na tarefa. É só baixar!

17) Estou precisando terminar minha monografia. Gostaria de saber se vocês fazem esse tipo de serviço. Bem, me deixa tentar explicar. Tenho o tema já definido. Tenho o projeto de pesquisa já aprovado pelos professores e a estrutura proposta dos capítulos. O que eu preciso, pois estou sem tempo, é de escrever sobre o tema proposto. Entendeu? Gostaria de saber se vocês fazem esse tipo de serviço e quanto custa. Preciso entregar dia (x), porém, gostaria de mostrar algo "feito", uma parte pelo menos no começo do mês de (x). 
Não. Está bem claro na resposta da quinta pergunta que o nosso trabalho consiste em atendimento personalizado.