Depoimentos de pesquisadores
(atendimentos individuais, cursos
e treinamentos em redação científica)

Deixe aqui seu
depoimento


Os cadernos do método das 9 etapas chegaram ontem. Ficou muito bom, organizado, bonito e bem prático, como sempre!
Tenho uma carga de trabalho muito grande como orientadora, a princípio pensei em só usar os cadernos do método com os meus estudantes, mas depois de conhecer o material cheguei à conclusão de que ele também será útil nas minhas produções.
Parabéns por mais este trabalho. Saiba que ele contribuirá com muitos professores de metodologia científica e orientadores.
Fico no aguardo do livro teórico, espero que você não demore para finalizá-lo.
Maria Cecilia Costa


Boa noite,
Adquiri o kit do método das 9 etapas e também o manual de técnicas de redação, ambos materiais me agradam muito. Já faz uns 3 anos havia adquirido o redação científica moderna por indicação da minha orientadora de mestrado. Atualmente estou lecionando e também sou preceptora e me deparei com dificuldades que nem imaginava relacionadas a orientação. Gostei muito dos novos livros. Na medida do possível, também farei indicações para os estudantes. Gratidão.
Cristiane Rodrigues


Pedro,
Muito obrigado por tudo. O período que trabalhamos juntos foi excelente e cheio de conquistas pessoais e profissionais!
Nos vemos em breve,
Fernando Machado


Prezado, Pedro,
Li com atenção o seu Manual. Ele tem a sua cara! Você transmite conhecimento de uma maneira didática, prática, objetiva e ainda fornece uma apostila para atividades práticas. Parabéns pelo trabalho!
Saudações,
Dra. Ana Maria Magni


Pedro, tenho boas notícias!
O artigo foi aceito para publicação já no próximo número da revista!
Não foi solicitado nenhuma correção...
Obrigado!!!
Grande abraço,
Lúcio Della Coletta


Tenho boas notícias. O outro artigo em que trabalhamos também foi publicado!!!
Mais uma vez obrigado, Pedro.
Grande abraço,
Lúcio Della Coletta


Oi, Pedro, cheguei até você com uma dúvida específica, na minha imaginação parecia que era "só isso que eu precisava aprender". Fui percebendo que poderia melhorar muito mais se também fizesse as famosas tarefinhas que você me passava. Muito obrigada por tudo.
Dra. Sueli Teixeira


Ao Pedro Reiz e a Giovanna por me ajudarem nesta tese, na complexa função de organizar as ideias, preparar paráfrases...
Fernanda Pilate Kardosh



Fiquei particularmente feliz por saber, a partir de agora, o que captar na leitura de um artigo e passei a entender melhor os artigos, depois de participar do treinamento em redação científica com você e a Giovanna. Vocês são D+ mil beijos
Ana Clara Alvarenga



Oi Pedro, refletindo sobre aquele tema que tratamos na aula, conclui que há alguns que pensam ser “donos” da arte de orientar alunos e de escrever artigos. Essa postura não contribui para o crescimento de todos nós que somos professores orientadores. Se somos, muitos de nós, doutores numa área, e participamos de congressos, para conhecermos as novidades, atualização, aprendermos um pouco mais, afinal, quem deixa de aprender pouco ainda espera da vida ou nem sabe como viver, assim, porque tanta vergonha e medo, não sei bem, para participar desses treinamentos em redação científica?
Dra. Ana Maria de Oliveira



Gostaria de fazer de novo o treinamento em redação científica para trocar outras experiências. Valeu demais.
Lúcia Rocha



Me sentindo animada... já produzi bastante coisa.
Indo dormir agora.
Gosto de ir aos nossos encontros/aulas, me animam. Vocês são pessoas inteligentes e humildes, não atacam minhas fraquezas, ao contrário, estimulam minhas potencialidades.
Confesso que estou amando fazer este trabalho, gostaria que tivesse o tempo suficiente para escrever tudo que sei sobre ele. Enfim, vai ficar para o meu livro.
Até breve!
Vanderly Marinho



Comecei achando que se fizesse uma lipoaspiração no meu artigo conseguiria publicar. Como estava enganada. Foi só quando te procurei, depois de vencer minhas resistências internas, é que vi o quanto um trabalho profissional como o seu e da sua equipe pode ajudar a submeter com êxito um artigo para um periódico de prestígio. Aprendi que não basta um mero ajuste aqui ou acolá. O processo é mental e agora estou em plena forma.
Um beijo para você e para sua maravilhosa equipe
Marcia Cristina da Silva



Estou usando o livro de redação científica moderna também para conseguir clareza, precisão, concisão e simplicidade, como está no capítulo cinco, para transmitir uma mensagem naquele pedacinho de espaço do Twitter. Tenho tendência a ser prolixa e nas redes sociais verifico que não posso. O livro está me ajudando.
Grata, Aparecida Cândido



Fiquei particularmente feliz por ter participado do treinamento em redação científica do prof. Pedro.
Observei que você não tem a intenção de ensinar ninguém a escrever um paper. “Aprendi” a refletir sobre o que já sei, mas não uso, analisar o que leio, mas não utilizo, praticar o que ensino aos meus alunos, mas não emprego para mim mesma.
Abs, Carol Freitas



O treinamento em redação científica foi para mim uma importante ferramenta para preencher algumas lacunas na minha formação. Acho que é importante reunir mais conhecimento, imprescindível a vida profissional.
Jair Meneses



Nascer do sol em Natal!
Estou no Congresso. Já apresentei o pôster e foi td bem.
Beijos.
Fernanda Pilate Kardosh



Bom dia, Pedro!
Puxa, como minha criatividade aumentou depois da "conversa" que tivemos na semana passada! Voltei empolgada com o que você conseguiu me ensinar. Se eu tivesse falado menos, com certeza, você teria passado muito mais do seu conhecimento a mim. Mas como você disse, tínhamos que ir no meu passo. Agora estou ruminando, como um camelo, partes da informação que recebi de você. Já estou falando aos amigos como você me mostrou o caminho para ser mais eficiente na pesquisa.
Bom, está na hora de pesquisar...
Quando tiver digerido o seu manual, mandarei as dúvidas.
Peço desculpas por não ter dito antes de sair: I LOVE YOU! Na verdade, eu usei a espressão "I hate you" como é popularmente usada nos EUA hoje em dia: direcionada à situação. Como ensinei à Elena quando ela era pequenininha, eu odeio o que você fez (no seu caso, descobriu os meus erros e colocou alguns limites - tudo para o melhor), mas eu nunca odiarei você.
Um grande abraço!
Claudia Crossley




VERDADEIRO CURSO DE REDAÇÃO CIENTÍFICA COM ATIVIDADES PRÁTICAS, esse deveria ser o nome do seu curso, pois já participei de vários cursos sobre redação científica sem quaisquer atividades práticas e que prometiam muito mais do que quem ministrou podia fazer. Assisti blá blá blá bla... Atividades práticas com redação científica? Só vi no seu curso. Olha, que o seu curso foi só de um dia, imagine se fosse de mais dias. Quero participar de um treinamento com você.
Parabéns, parabéns, parabéns...
Ana Marques



Gostei da didática do Pedro. A equipe organizou muito bem o curso, o coffee-break  estava ótimo e recuperei diversos pontos metodológicos adormecidos.
Um abraço e sucesso
Carlos Augusto de Freitas



Redação científica moderna transita entre a motivação provocada no aluno e a execução prática de pequenos e grandes desafios na redação de estudos científicos.
Paula Nunes



Você ensina não só executar, mas também refletir. Isso faz a pessoa ter domínio do conhecimento que está assimilando.
Juliana Sanches :)



O Manual é excelente para esclarecer as dúvidas que surgem enquanto redigimos o artigo ou qualquer texto cientifico.
Adriana Bortolai



Sei que quando participamos de cursos e de treinamentos sempre aprendemos algo. Tinha uma espectativa e ela foi superada. Quando você propôs a atividade final não achei que seria possível, mas foi. O bolo cresce e fica fofinho!
Lismeia Raimundo Soares



Fazer leitura crítica de artigos, montar linha de raciocínio lógico, escrever de forma clara e objetiva. O treinamento foi fundamental.
Sávia Chistina Pereira Bueno



O treinamento teve a função de desmistificar as dificuldades encontradas na execução de artigos científicos e me estimularam a desenvolvê-los sem receio.
Rafael Andrade Balsalobre



Recebi pelos Correios o Caderno de exercícios e o Manual. O caderno de exercícios está proporcionando que eu crie um espaço para eu me divertir com meus alunos durante as aulas. Nós, professores, temos dificuldade de encontrar material criativo para a área de metodologia científica.
Ana Paula Ribeiro



Tem tudo que eu preciso, muito bem explicado.
José Cicero Villela da Silva



O teste gratuito de avaliação do estudo correspondeu as minhas expectativas. A minha impressão é que esse teste procura localizar exatamente a dificuldade que encontramos na produção do trabalho.
Gilson Akio Oban



Muito interessante e ajuda bastaste no esclarecimento de dúvidas sobre a redação científica.
Roberio Olinda



Correspondeu as minhas expectativas. Ótimo.
Nice Gerevini Miranda



Pedro, como vai?
Gostaria de dizer que li as postagens do blog. Algumas foram esclarecedoras, outras me surpreenderam, umas me motivaram e até me ajudaram a relaxar um pouco. Tentei enviar uma mensagem por lá, mas acho que deve estar com alguma falha de programação, pois não apareceu nada. Enfim, muito bom. Beijos, até mais.
Fernanda Saldanha



Olá Pedro
Quero parabenizá-lo pela brilhante forma que explanou acerca das Técnicas de Redação Científica (TRC). Dessa forma, pude desmistificar o aprendizado que adquiri, de forma errônea, ao longo dos anos de graduação.
Antonio Milton Oliveira Ferreira



Olá Pedro
Vi que você irá oferecer um curso no Rio. Tenho amigos do mestrado que atuam lá, vou indicar o curso para eles. Tenho praticado bastante o que aprendi no treinamento. O material, aproveitamento, conteúdo e a sua experiência prática ajudaram muito. Também né, o treinamento foi de seis semanas com muitos exercícios práticos embasados em teoria segura. Quero fazer o treinamento avançado.
Abraços para você e seu pessoal
Franciele de Almeida



Oi Pedro
Muito produtivo está sendo o treinamento para mim. É muito gratificante perceber que estou aprendendo coisas que levariam muito tempo para eu adquir e vê-las se mostrando para mim tão rápida e eficientemente. Meses na penumbra da redação e de repente ver a luz! É emocionante!
beijos
Grazi



Há muito tempo participei de um curso realizado por você, mas ainda não tinha publicado o manual que, junto com o curso formam um pronto-socorro para quem precisa escrever texto mais técnico.
Sueli Riberio de Lima



Acho que o nome do manual deveria ser de técnicas de redação médica porque ele preenche uma lacuna em nosso meio.
Dr. Luís Alberto


Pedro
Aqui no Rio não conheço qualquer obra igual ao Caderno de Atividades nem parecida com o seu Manual de redação científica. Tem me ajudado e pretendo organizar minhas aulas do próximo ano com base neles.
Maria Cristina



Fiquei surpreso com a qualidade e a profundidade do Manual.
Francisco Carlos
Curitiba-Pr



Já li o material várias vezes e tem auxiliado muito na composição da dissertação.
Atenciosamente, Carolina Esteves


Oi
Gostei do curso, apenas tenho que praticar as técnicas que foram passadas pelo Pedro, somente com a prática diária é que vamos aprendendo e surgindo as dúvidas, mas toda a equipe está de parabéns pela atenção. Por favor, peço que me avise dos próximos cursos com antecedência para que eu possa me programar financeiramente, pois vida de bolsista é um pouco apertada, rsrsr. Desde já obrigada.
Beijo a todos
Naryana Mascarin


Boa tarde
Ah! Parabéns pelo sucesso!!! Espero que ministrem mais cursos! Bjus, com carinho.
Mariane Tebet
"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz." (Madre Teresa de Calcutá)


Olá
Recebi a apostila no começo da semana passada. É um material bem diferente, esclarece as dúvidas e é bem prática. Já resolvi várias questões que estavam pendentes. Parabéns.
Att
Célia Faria (Vitória – ES)


BOM TESTE. TOCA REALMENTE NOS PONTOS MAIS SENSÍVEIS DE QUEM ESTÁ NO INÍCIO DE UM TRABALHO ACADÊMICO.
LÚCIA TEOTÔNIO DA FONSECA MELO BARBOSA


Pedro muitíssimo obrigada, pela sua orientação, ensinamento, acompanhamento incansável e sempre otimista. Fiz a defesa e a Banca deu nota 10. Divido a NOTA com VOCÊ que tanto me ajudou. Que Deus lhe ilumine cada vez mais, lhe traga muita Sabedoria.

BEIJO da JÔ (Joselinda dos Santos Silva)


Pedro, queria te agradecer pelo apoio! A banca foi ontem... tirei 9 e a minha mono vai para a Biblioteca!!! Nem acredito!!!! Que alívio!!! Obrigada, obrigada, obrigada

Barbara Serra


O teste gratuito é muito realista e persistente.

João Barbosa Lima


Respondi o teste mas não é possível considerar questões do tipo "prazo de entrega do trabalho", pois eu já concluí a graduação. O teste é interessante, principalmente para os que estiverem iniciando um tcc. Gostaria de responder um teste sobre o aproveitamento dos menus conhecimentos (os trabalhos que fiz, as matérias que vi e aprendi...), enfim, um teste para quem estudou e hoje não está estudando.

Márcia Benevides


Pedro, obrigado. É um alívio. Após o feriado começaremos a trabalhar a publicação.

Paulo Sérgio


Às vezes nos sentimos deficientes para escrever, achamos que as dúvidas que temos são só nossas e que outras pessoas não passam por situações semelhantes e assim ficamos perdidos. Diante dessa circunstância procurei o Pedro para me orientar...naquele momento estava um tanto angustiada em expor as minhas dificuldades... O Pedro me fez ver a situação de uma outra forma: dúvidas...todos nós temos e que era importante sair do meu dia-dia profissional e pensar um pouco mais na metodologia, me direcionou, orientou e tranqüilizou. É uma pessoa muito capacitada para fazer o que faz, tem didática, é paciente e esclarece as dúvidas com propriedade e profissionalismo!

Arlete Munuera e Silva


É exatamente isto! Muito obrigada! Tenho certeza que seu apoio e ajuda para prosseguir e aflorar esta oportunidade que já estou tendo, com sua orientação para o meu primeiro projeto de pesquisa, eu consiga desenvolver este, não como um estorvo e sim como um prazer no desenvolvimento de um trabalho cientifico para meu mestrado! Como minha pretensão! Obrigada pela dedicação e paciência...

Mariane T. P. Mariano


OI PEDRO! QUE BOM LEMBRAR-ME DE VC. E COMO VC ME AJUDOU TB. QDO EU NECESSITAR OUTRA VEZ SEI C/ QUEM CONTAR.

ABRAÇOS,
ONEGLIA NAZARETH BELEM-PA


Agradeço, Pedro, pela sua capacidade de ensinar a leitura e a escrita científica. Grata, sem você meu trabalho científico para defesa de doutorado não teria sido concluído.

Dra. Isabel Cristina Esposito Sorpreso


Pedro,Você realmente explica MUITO bem aquilo que estudei 4 anos na Faculdade e não tinha entendido. Suas explicações são excelentes e acho que exigem bastante de você, mas percebi que aquele assunto que era tão chato para mim, depois das suas aulas ficaram fáceis de entender. Continue assim que você vai ajudar muita gente.Boa Sorte!

Eric T. Costa


Parabéns Pedro!!! Tuddddddoooooo que vc me ensinou sobre aquelas coisinhas metodológicas foram uma conquista para mim. Saiba que estão sendo muiiiito úteis para minhas conquistas pessoais e profissionais.

Bjs Dani (enfermeira)


Oi Pedro, Nem sei direito o que escrever para lhe agradecer, mas acho que o problema aqui foi a falta de interesse pela faculdade, ninguém quer saber mesmo de nada. Eu não queria ser publicitária, entrei nesta faculdade porque na época eu não sabia o que queria fazer da vida, então acabei escolhendo o mais fácil. Óbvio que com amadurecimento eu percebi que o caminho mais fácil no final acaba sendo o pior, porque fiquei perdida e sem objetivos profissionais... O que acontece agora é que vou prestar outra faculdade, na verdade estou até fazendo uma terapia vocacional para tentar desvendar algo que talvez eu não tenha percebido, alguma vocação... sei lá. Mas também acho que já decidi... quero estudar psicologia que é algo que sempre me interessou... acho que é uma profissão interessante, na verdade acho que a faculdade pode ser mais interessante do que a própria profissão, mas estudando o que gosto vai ser mais fácil de me encontrar para poder executar né. Vc deve achar meio confuso tudo o que estou escrevendo, mas vai ver que é porque realmente esse momento da minha vida está confuso. Assim me encontro... trabalhando mto num projeto novo daqui do site em que trabalho, estudando numa faculdade que não gosto, não somente pela opção que escolhi: Comunicação, mas pelo fato de ser uma faculdade que não está nem aí e só quer formar alunos, como que uma indústria de alunos. E também pelo meu grupo... se todos se juntassem e quisessem fazer os trabalhos, eu gostaria de fazê-los acho que seria divertido aprender em grupo, ainda mais porque as pessoas do meu grupo são super criativas, atualizadas e inteligentes... então os trabalhos teriam sido mais interessantes, como vc nos ensinou. No único trabalho que eles fizeram antes das suas aulas, o professor comentou que se estivesse bem produzido seria o melhor da classe pois a idéia tinha sido a mais original e seria mto boa para vender a marca. Só não estava bem produzido pois fizemos na última hora... Vc nos ensinou muitas coisas, entre elas: organizar nossas idéias, técnicas para escrever a monografia, metodologia, etc.

Obrigada por tudo,
Fernanda


Caro Pedro: Eu não sei com que tipo de magia você lida... se é ubanda, wikka, mas o que eu aprendi foi ANIMAL!! Parabéns e muito obrigado pela força. Cara, você aguentou tudo na boa, as provocações da Renata, minha teimosia, etc, e isso é "priceless", realmente não tem preço. Valeu mesmo e você está convidado a vir tomar uma cerveja conosco o dia que estiver disponível. Se não tomar cerveja, qualquer coisa que você gostar será por minha conta!!! Abraço de um novo fã.

Rodrigo Morales


Pedro, quero te agracer por tudo, principalmente por fazer parte da minha vida, sim, pois o que me ensinou, por meio de suas aulas, nunca esquecerei e levarei comigo na minha profissão e no meu dia a dia. Agradeço sua dedicação, hoje me tornei melhor que ontem, Beijos Felicidades e Progresso em 2008.

Muito Obrigada,
Maria Helena (enfermeira)


Pedro, Obrigada pela ajuda e paciência... Mantenha sempre seu lado humano, educador, gentil e atencioso.

PS. Não se esqueça do bom humor...
Um abraço
Dra. Cleonice (31/05/2005)


Pedro,  Agradeço muito a participação que você teve neste trabalho. Nas minhas reflexões e momentos de "contato" com Supremo Deus, estarei sempre incluindo você, para que tenha fortalecida sua inteligência e sabedoria para colaborar com tantas outras pessoas.

Obrigada e muita luz para você.
Dra. Eny (31/01/2005)


Você amplia nossa visão, aumenta nossos conhecimentos. Demais. Você é comunicativo, explica de modo simples. NÃO É NÓS QUE SEGUIMOS SEUS PENSAMENTOS É VOCÊ QUE ACOMPANHA E DESENVOLVE O NOSSO. E com a tarefa de cumprir algo em determinado tempo.

Somos eternamente gratas.
 Sueli, Margarida e Bety


Pedrão, o que você faz NÃO É DAR UM CURSO porque num curso cada um aprende o que quiser ou o que for capaz de aprender. É muito mais do que isso. Você interagiu comigo, resolveu meus problemas com o texto e o que era complicado ficou fácil. Muito obrigado

André


Pedro, eu tinha participado de alguns cursos para escrever artigos, livros e de linguagem e comunicação, entre outros, mas fui vendo que só estava gastando dinheiro e o pouco que aprendia não compensava o dinheiro investido. Foi aí que conheci o seu site. Vi que muitas pessoas têm as mesmas dificuldades que eu tinha e que vc dá aula particular. Eurekaaaa!!! Era isso que eu precisava. Queria alguém para resolver as minhas dúvidas, de alguém disposto a respeitar o meu tempo e me explicar tudo de novo quantas vezes fosse necessário. E isso e muito mais você fez muito bem.

Muiiito obrigada Luciana


Pô meu! Eu é que sou especializado em administração e recursos humanos e é você que consegue explicar isso? Rs. Ahhh! É! Mas foi isso mesmo!!!! Você me auxiliou a desenvolver o tema com comentários atuais como deve ser a tarefa de todo o especialista.

Jóia, valeu... Fernando


Pedro, você deveria valorizar mais seu trabalho porque "agüentar" pessoas por muitos dias como você faz e com tanta disposição não é para qualquer um. Seu trabalho é enriquecedor, parabéns.

 Heloisa, Cláudia, Márcia, Carlos Eduardo e Juliano


O que mais me surpreendeu em você foi como você resolve com facilidade aspectos que passei a faculdade inteira tentando e não conseguia.

 Carolina


Vou indicar para você todas as pessoas que puder porque sei que você faz um trabalho de primeira linha. Foi espetacular. Gostei, aprendi e fiz.

 Adriana


Você diz que não tem método porque cada aluno é diferente, mas tem sim. Senão como entenderia de tantos assuntos diferentes? Seu trabalho é eficiente, aprendi a escrever sobre o meu próprio trabalho. Isso não sabia. Parece vergonhoso, mas é verdade! Sabia na pratica, mas não sabia escrever sobre ele. Aprendi com você.

Agradeço Pedro.
 Charles


Depois de tantos anos trabalhando como enfermeira e ministrando aulas em curso técnico como certeza agora aprendi metodologia científica. Isso vai melhorar minha vida profissional, universitária e até a pessoal.

 Bianca (enfermeira)


Com você não tive que aprender algo para depois aplicar. Você trabalhou junto comigo o tempo todo e isso me transmitia muita segurança.

 Carla


Quem me indicou você falou que eu ia gostar e gostei. Aprendi com você o que não consegui entender na faculdade. Meu trabalho foi entregue em tempo, apesar de ter te ligado em cima da hora, conseguimos. Você me ajudou bastante.

 Marcelo


Esse negócio de ferramenta prática, objetiva e que precisa assimilar aqui para aplicar lá na frente não funciona com metodologia científica. E você sabe bem disso porque não trabalha assim. Tudo com você é prático e mesmo assim a gente entende, começa a gostar de ler e a entender o próprio trabalho da gente.

Valeu Pedrão Júnior


Acho engraçado quando alguém diz que foi num curso de metodologia e que o professor era bom e que foram dadas informações claras e objetivas. Como um curso pode dar informações? O curso tem que ensinar e você sair de lá sabendo. Porém, isso não acontece por aí. Com você Pedro é que solucionei meus problemas e finalmente consegui terminar meu trabalho. Foi maravilhoso ter te conhecido e resolvido o que tinha dúvidas.

 Vanessa


Você não me prometeu nada somente dia após dia me ajudou a terminar minha monografia e eu aprendi muito.

 Carlos


Pedro parabéns! Saiba que você traz muita experiência, alívio, satisfação e felicidade. Espero que muitas outras pessoas possam se beneficiar do seu trabalho.

 Um abraço.
 Maria Clara


Pedro, enfim superei mais este desafio da minha vida. Obrigada por me ajudar nesta conquista.

Elizabete


Pedro, eu jamais cogitei admitir que precisava de ajuda para entender minha própria dissertação. Pedi para você não comentar isso com ninguém, depois percebi que você atende pessoas com os mesmos problemas que eu apresentava. Então sinto-me muito à vontade para dizer que superei os obstáculos e você tem importância fundamental nisso tudo.

José Carlos